Aprenda a fazer caixas incríveis com corte a laser

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As máquinas de corte a laser são um hit aqui no FAZ. Seja para gravar, fazer peças em madeira, acrílico ou materiais como papelão e até couro, elas dão uma ajuda valiosa para nossos clientes, pois são extremamente versáteis e rápidas. Uma das especialidades das cortadoras a laser é a confecção de caixas em vários estilos: “quadradinhas” ou arredondadas, fechadas ou abertas, fixas ou articuladas.

Desenhar uma caixinha na medida certa para sua necessidade não é muito complicado, mas exige atenção para não errar nos detalhes. O corte a laser permite fazer encaixes perfeitos mas a medida dos dois lados tem que ficar justa para garantir um bom resultado. Felizmente, existem muitas ferramentas gratuitas para facilitar esse trabalho. Inspirados pelos nossos colegas do Instructables, apresentamos algumas delas.

Ferramentas Web para desenhar caixas

Para começar, seguem algumas ferramentas disponíveis na Web para criar caixas sob medida. Você escolhe o estilo de caixa, informa as medidas e a espessura do material, e baixa um desenho pronto para usar na máquina de corte a laser, podendo ainda editar e customizar detalhes como quiser.

  • Festiboxes: excelente ferramenta que permite criar caixas com bordas arredondadas, tampas flexíveis e muito mais.
  • Makercase: permite criar caixas sem encaixes, com encaixes ou com encaixe em T para inserção de parafusos. Exporta o arquivo em formato SVG, que é o formato nativo do Inkscape e que pode ser importado para edição no CorelDraw ou Adobe Illustrator.
  • Make a box: aplicativo simples para caixas retas, exporta o arquivo em formato PDF, que pode ser importado para edição no CorelDraw, Inkscape ou Adobe Illustrator.
  • Jerome Leary: aplicativo muito simples e fácil de usar, gera arquivos já no formato DXF, fáceis de importar diretamente na máquina de corte a laser.
  • Connection Lab: aplicativo flexível, gera caixas com ou sem tampa, e exporta o arquivo em formato DXF ou PDF.

Ferramentas programáveis

Para quem gosta de programar, existem bibliotecas que facilitam a geração do projeto da caixa a partir dos parâmetros informados.

  • Parametric Box Maker for Open SCAD: O OpenSCAD é uma ferramenta poderosa para criar desenhos paramétricos com base em uma descrição matemática. Esse módulo permite entrar com os parâmetros da caixa e gerar diretamente as partes.
  • Festi Boxes (código em Python): Lembra do FestiBoxes, a ferramenta mais poderosa apresentada no começo desse post? O código em Python está disponível no GitHub para quem quiser adaptar de acordo com as suas necessidades!

Plugins para o Inkscape

O Inkscape é um programa open source muito flexível e que é uma excelente alternativa para fazer projetos de corte a laser. Por ser um programa extensível, a comunidade criou vários plugins que podem ser baixados e instalados para criar caixinhas em variados estilos. O processo é um pouco mais complexo mas a flexibilidade é muito grande, pois é possível mexer e adaptar o próprio código do plugin de acordo com as suas necessidades.

E tem mais!

Quer saber mais sobre corte a laser? Nós já explicamos em nosso blog como preparar arquivos para corte a laser. Também temos cursos regulares de corte a laser, onde ensinamos como trabalhar com vários materiais e ajustar a máquina de acordo com as suas necessidades. Melhor do que isso, só visitando o FAZ!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

By |2018-04-13T18:14:33+00:00abril 13th, 2018|Uncategorized|Comentários desativados em Aprenda a fazer caixas incríveis com corte a laser