Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Impressão 3D: quais programas usar para desenhar seus projetos

Qual programa posso usar para fazer meus projetos para impressão 3D? Essa é uma pergunta que ouvimos diariamente aqui no FAZ. Quando o assunto é softwares para modelagem 3D, existem muitas opções disponíveis para ajudar a transformar seu esboço em um modelo tridimensional. O mais importante, antes de comprar licença de um programa, é entender quais são suas necessidades e seu perfil de uso. Existem, inclusive, muitas opções boas e gratuitas. Vamos dar olhada em alguns dos principais programas? Veja só:

  • TinkerCad é um programa indicado para quem está dando os primeiros passos com modelagem 3D. Intuitivo e gratuito, trabalha com adição e subtração de formas, sendo recomendado para projetos menos complexos.
  • Blender é um software multiplataforma e compacto. Para quem quer imprimir criaturas, desenhos orgânicos e/ou personagens é uma ótima opção! Oferece o Sculpting, um recurso muito bom para modelar e enriquecer de detalhes o seu personagem, além do “3D printing toolbox”, um add-on para verificar se o seu modelo está de acordo para ser impresso e se há possíveis erros na sua peça. É um recurso gratuito!
  • AutoCad é compatível com vários outros softwares por ter uma linguagem universal. É muito indicado para desenhos geométricos mais complexos e valorizado pela qualidade dos seus gráficos, que deixa seu desenho bem real. Para modelar e imprimir seus objetos 3D, você pode se beneficiar dos vários recursos que o programa oferece, MAS pode ser um pouco confuso para iniciantes. Para ter o programa, é necessário fazer uma assinatura mensal ou anual (há uma opção gratuita para estudantes) e qualquer pessoa pode testar o programa por um mês sem pagar.
  • Fusion 360 agrega as tecnologias CAD, CAM e CAE. Isso quer dizer que o programa pode participar  da produção da sua peça desde a fase do desenho, passando pelo funcionamento até a fabricação ou impressão da mesma  (é possível testar, analisar e até simular a construção do projeto). Tudo fica salvo em uma “nuvem”, possibilitando o acesso de qualquer lugar, se conectado à internet, além de trabalhar com a sua equipe no mesmo modelo em tempo real, mesmo não estando em um mesmo espaço físico. Trabalha com modelagem paramétrica, direta,  de malha e livre, além de desenhos mais complexos e esculturais. Estudantes, educadores ou pessoas sem interesse comercial, tem licença para usar o programa gratuitamente por até 3 anos. Para uso profissional, o programa é pago.
  • SolidWorks é referência entre os CADs e é também um CAE, com o foco maior na engenharia mecânica, ainda assim possibilita desenvolver todo tipo de projeto. É simples de usar e acompanha as fases de design e teste de durabilidade e resistência, incluindo seus recursos precisos, diminuindo assim as chances de erros e gastos com protótipos. Infelizmente não oferece uma versão gratuita, mas você pode testá-lo por um mês de graça antes de pagar por ele (existe uma versão mais em conta para estudantes).
  • Zbrush é voltado para criação de esculturas, ótimo para modelar personagens, criaturas ou qualquer desenho orgânico. Com pincéis, você desenvolve o seu modelo como se tivesse moldando em argila, suas ferramentas proporcionam liberdade, agilidade, fluidez e autonomia na modelagem. Por ter várias opções de exportação, o programa prepara bem seus modelos para serem impressos. Também é um recurso pago.

Agora que você já escolheu o software que mais atende às suas necessidades e ao seu orçamento, é hora de entender qual a melhor maneira de preparar seus arquivos para impressão 3D. Confira neste post.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.