Como preparar seus arquivos para a máquina de corte a laser

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As máquinas de corte a laser são as mais procuradas aqui no FAZ. Seja pela versatilidade ou pela facilidade de operar, elas têm ajudado muita gente a fazer objetos incríveis na nossa oficina.

Mas o que algumas pessoas ainda têm dúvida é sobre como preparar os arquivos para o corte a laser. Pensando nisso, esclarecemos algumas perguntas mais frequentes, que podem te ajudar na hora de desenhar seu projeto para corte a laser.

Quais são os melhores programas para preparar desenhos para corte a laser?

A princípio, qualquer programa de desenho vetorial serve. Os programas mais conhecidos são o Corel Draw, o Adobe Illustrator, o AutoCAD e o Inkscape (que é open source). Apesar dos argumentos intermináveis sobre qual programa é melhor, todos atendem, então use o que atender melhor às suas necessidades.

Posso preparar os arquivos em casa ou devo fazer isso no FAZ?

O ideal é que você já traga seus arquivos prontos para cortar aqui no FAZ. Porém, se você não tiver acesso aos programas ou tiver alguma dúvida sobre o processo, pode fazer tudo aqui mesmo, com ajuda da nossa equipe e da comunidade do FAZ.

Se eu fizer o desenho em casa, que tipo de arquivo preciso levar?

A máquina de corte a laser trabalha nativamente com arquivos .dxf, que é um formato de exportação popular, originalmente usado pelo AutoCAD. Porém você pode trazer outros tipos de arquivo vetorial, como por exemplo: .ai (Adobe Illustrator), .cdr (Corel Draw), .pdf ou .svg (Inkscape). Neste caso, você pode abrir o arquivo aqui no FAZ no Corel Draw e exportar no formato DXF que será lido pela cortadora a laser.

Como faço para preparar os arquivos para o corte a laser?

O software da máquina de corte a laser lê somente linhas, por isso é importante trazer seu desenho somente com a marcação de outlines, sem preenchimento, e sem linhas duplicadas.

Além disso, a máquina não detecta diferentes camadas (layers), portanto, se quiser gravar e cortar a mesma peça, é recomendado preparar dois arquivos: um com as indicações de linhas de corte e outro com linhas de gravação. As demais configurações necessárias são feitas no próprio software da máquina.

Como faço com as linhas ou desenhos pontilhados?

A máquina não diferencia tipos de linha. Por isso, para cortar ou gravar linhas pontilhadas – ideias para destacar ou dobrar um material, por exemplo -, é preciso desenhar ponto por ponto para que o resultado final seja um desenho pontilhado. Existem recursos nos programas de desenho para facilitar esse processo.

Quais materiais é possível cortar ou gravar?

As máquinas suportam praticamente qualquer tipo de material: madeira, MDF, compensado, acrílico, EVA, papelão, papel Paraná/calandrado, papeis texturizados, ABS, couro, tecido, acetato, PS, com espessura máxima de 6mm.

Chapas de metal, vinil e PVC não são suportados. Chapas de metal podem ser gravadas em alguns casos, mas não podem ser cortadas.  

Como faço para gravar imagens?

A máquina de corte a laser é capaz de gravar imagens tipo “bitmap”, como arquivos JPG, GIF ou PNG. Para imagens simples em preto e branco – por exemplo logotipos ou texto em relevo – o processo é bem rápido, basta trazer a imagem e importar diretamente na máquina de corte a laser.

Imagens coloridas também podem ser gravadas, porém, para se ter bons resultados neste caso, é necessário preparar a imagem em uma etapa de pré-processamento que é bem mais complexa e exige algum conhecimento de processos gráficos. O ideal é consultar a equipe do FAZ para uma orientação adequada.

Quantas máquinas de corte a laser o FAZ tem?

Atualmente, temos três máquinas de corte a laser. Elas atendem pelos nomes de Christiane, Mafalda e Patrycia. Muito prazer.

Qual a área útil das máquinas?

As máquinas comportam materiais de até 43x50cm mas são capazes de cortar área com tamanho máximo de 40x40cm e espessura máxima de 6mm.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

By | 2018-02-06T18:09:10+00:00 Fevereiro 6th, 2018|Uncategorized|Comentários desativados em Como preparar seus arquivos para a máquina de corte a laser